quinta-feira, abril 13

USUALLY, USED TO, USED and GET USED TO




Vamos estudar a diferença entre usually, used to, usedget used to para entender a diferença dos usos.  Quando queremos falar de hábitos do presente, nós podemos usar usually ou normally (normalmente, geralmente)e também used (to do sth) (para hábitos que estamos acostumados no dia a dia), e get used to (para hábitos que estamos nos familiarizando, acostumando).   Por outro lado (on the other hand), quando queremos falar sobre hábitos do passado ou para coisas que habitualmente costumávamos fazer num período do passado nós usamos used to.

USUALLY - Usado para dizer o que acontece na maioria das situações, ou que as pessoas fazem na maioria das situações:
. I usually get up at 6.30 on weekdays. (Eu geralmente levanto às 6:30 nos dias de semana)
. I don’t usually go to the beach during the week. (Eu geralmente não vou a praia durante a semana) 
. Do you usually go out on the weekends? (Você geralmente sai nos finais de semana?)

USED TO - Indica uma ação habitual no passado:
. I used to play soccer when I was at school. (Eu costumava jogar futebol quando eu estava na escola.)
. I didn’t use to go to the movies but now I use. (Eu geralmente não ia ao cinema, mas agora eu vou.)
. Did you use to go out with that girl? (Você costumava sair com essa garota?)
. She used to take me to school every day. (Todos os dias ela me levava para a escola)
. They don´t make movies like they used to. Now, it´s all so predictable. (Não se faz mais filmes como antes, antigamente. Hoje é tudo previsível.

USED - Usado para dizer sobre coisas que estamos acostumados a fazer, que estamos familiarizados, habituados; que tem o hábito = Sujeito, ou Pronome + verbo to be + used to + verbo(ing)
. I am used to my laptop. (Estou acostumada com meu laptop)
. * She´s used to reading a lot. (Ela está acostumada a ler muito, tem o hábito de ler)
. *We´re used to getting up early. (Estamos acostumados a acordar tarde)

   * Note que em inglês se segue um verbo no gerúndio (ing) depois da preposição "to", como por exemplo: I´m used to being free (Estou acostumado a ser livre)

GET USED TO - Usado para dizer sobre coisas que estamos nos acostumando, nos familiarizando, nos habituando à algo:
. I must get used to the new model. (Tenho de me habituar, me familiarizar com o modelo novo)
. *I finally got used to living in a foreign country. (Finalmente me acostumei a viver num país estrangeiro)
. * I´ll have to get used to walking to work. (Vou ter que me acostumar a ir a pé para o trabalho)

   *Note que em inglês se segue um verbo no gerúndio (ing) depois da preposição "to"



Nenhum comentário: