A palavra OMBUDSMAN vem do sueco e significa"comissário", "delegado". Trata-se de um funcionário designado para receber e investigar reclamações dos cidadãos contra órgãos governamentais. O primeiro 'ombudsman' foi nomeado na Suécia em 1809, mas foi só a partir da década de 1950 que outros países começaram a nomear ouvidores oficiais - a Dinamarca, em 1955; a Noruega e a Nova Zelândia, em 1962; a Grã-Bretanha e, embora recente no Brasil, essa atividade já é praticada em diversos setores. Nos órgãos públicos brasileiros, por exemplo, é comum o emprego da palavra ouvidor. O ouvidor deve estabelecer um elo de caráter imparcial entre a instituição à qual se vincula e seus usuários (ou clientes), a fim de receber suas queixas, sugestões e solicitações de direito. De posse dessas informações, o ouvidor faz recomendações e críticas à instituição. Portanto, os ouvidores ou ombudsmen são profissionais pagos pela empresa para ouvir as reclamações e sugestões dos clientes e encaminhá-las ao departamento interno apropriado. Além de resolver qualquer problema, o 'ombudsman' também colhe informações para melhorar o desempenho da empresa.
OMBUDSMAN = Ouvidor
fontes: Why do we say that? Por que dizemos isso? - Jack Scholes; Macmillan English Dictionary for Advanced Learners of American English
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